Dicas para você valorizar e economizar o seu dinheiro


Patrícia Rezende
Chamamos Gustavo Nagib, o "guru" do pão-durismo para uma bate-papo sobre como economizar dinheiro. O cara não topou em um café porque teria que gastar, nem pelo telefone porque era interurbano. Só nos restou o Messenger! Conseguimos tirar dele - a custo zero! - umas dicas incríveis, saca só:
Diz aí uma dica infalível para economizar na balada, tipo comprar uma bebida e passar a noite inteira com ela na mão...Organizei durante muito tempo com meus amigos o que batizamos de "concentração". Há quem chame de “esquenta". Eu comprava bebidas no mercado e levava num isopor que ficava no meu carro. Parávamos a umas duas quadras de onde iríamos e matávamos as bebidas. Mas tem a tática da caipirinha. Pede uma e vai colocando gelo, gelo, gelo...
Certeza que você era daqueles que guardava o chiclete no congelador! Desde quando você assumiu seu pão-durismo? Um pouco de tudo. Desde pequeno tenho noção do valor das coisas, nunca acreditei que dinheiro nascesse em árvore. Na época da faculdade de jornalismo me perguntaram quanto eu gastava no jantar com a namorada. Eu parei, pensei, e descobri que nunca havia gastado nada! Marco de sair às 21h e só passo às 22h. Se não jantou até 22h...Nasceu assim ou foi trauma de terem roubado seu cordão umbilical?Não chega a ser trauma, mas durante dois anos eu paguei tudo num namoro e a menina só juntando o dinheiro dela. No fim do namoro ela comprou um carro com a grana guardada. E eu? A pé! A partir desse momento eu decidi: namoro, só rateando as despesas!
Mas você segue todas essas dicas à risca mesmo, custe o que custar (de preferência não custando nada)?Sim, sim. Só que agora passei a ser um observador dos mais variados assuntos. Então, nem tudo eu faço. Por exemplo: no Guia do Pão-Duro 2 dou uma dica para a mulher (ou quem quiser) fazer ponta em lápis de olho sem quebrar. Basta colocar uns 5 minutos na geladeira. Nunca fiz isso, mas descobri que assim a ponta não quebra e gasta-se menos lápis.O que tem de diferente do primeiro para o segundo livro? Haja métodos para economizar, heim!No Guia do Pão-Duro 2 conto novas histórias em que provo que dá para fazer mais gastando menos. Mais piadas, curiosidades, um capítulo com 206 dicas, um outro com frases de famosos sobre dinheiro (como eles lidam com isso). A diferença entre o guia 1 e o 2 é que neste agora estou ainda mais atento para o que fazemos no dia a dia. Abro o livro com uma "aula de matemática". Mas não a matemática chata do colégio, e sim a que precisamos para no mercado, na feira, etc.
Opa! Conta uma história de algum famoso. A mais engraçada!Só tem as frases... Tem uma da Wanessa Camargo que diz: "Com meu dinheiro sou pão-duro. Com o do meu pai, não tenho tanta piedade". Assim é mole!Uma curiosidade: aquela taxa de 10% do serviço, você paga?Você também não pode remar contra a maré e levantar a bandeira da antipatia. Se eu for bem atendido, dou. Se não for, não dou. O importante é saber que é opcional! O erro não está na taxa, mas na situação: os garçons têm um salário pequeno e dependem dessa taxa.
Qual a dica mais bizarra de economia que tem no seu livro? Aquela que você fez e depois pensou “putz, não acredito que eu fiz isso!”Humm... A mais bizarra eu ainda não coloquei em nenhum livro! Se quiser que eu conte...
Demorou!Quando eu tinha 20 anos, lá se vão 14, a camisinha era bem mais cara, tinha muito imposto. E eu tava engrenado num namoro, daqueles de se ver todo dia. Resolvi me cadastrar num Planejamento Familiar do Governo Federal. Todo bimestre recebia 20 camisinhas. Para isso, tinha que assistir a filmes ilustrativos, como se prevenir e um monte de coisa. Ainda cadastrei um amigão encalhado que ia comigo de dois em dois meses pegar camisinhas para eu usar.
E quanto você economizava nessa jogada cara de pau?Pacote com três camisinhas hoje não chega a R$ 2. Em 2004, custava o equivalente a uns R$ 5 a R$ 7. Como ganhava 20 por mês, dava uns R$ 30 de economia. Parece pouco, mas se você conseguir economizar R$ 30 nos mais diferentes assuntos...
E hoje em dia, você tem noção de quanto consegue economizar por ano?Não sou de juntar dinheiro, o que acaba sendo uma característica do pão-duro moderno. O que consigo fazer é ter mais lazer que a grande maioria, exatamente por otimizar meus gastos. Por que não pensar, não calcular? Quando se precisa cortar custo, cortam logo o lazer. Eu economizo daqui, dali e acabo tendo ainda mais lazer.
Investe em viagens, essas coisas?Estou programando desde março meu carnaval de 2007, com pequenos depósitos semanais. Uma merreca por semana, nem percebo, e quando chegar 2007 será uma baita viagem! É fechar uma das mãos para abrir a outra. Nem as duas fechadas, nem as duas abertas.
O que pega então é saber dosar as coisas para poder ter um pouco de tudo, justo?Sim, sim. Mas se você pondera, calcula, logo ganha a fama de pão-duro. E lhe pergunto: o que é melhor, ter fama de pão-duro ou ser endividado? Pois é. Só que ninguém tem mais vergonha das dívidas...

CONVERSAS

0 comentários:

Postar um comentário

INICIO
DA PAGINA